BIBLIOTECA VIRTUAL

O avanço tecnológico transforma radicalmente as relações, o consumo, o trabalho, os estudos e todo o nosso jeito de viver, com essas mudanças a educação deve incentivar inúmeras formas de aprendizado para nos preparar para os desafios constantes e voláteis decorrentes da revolução digital.

O processo de aprendizagem não pode ter barreiras, nem físicas nem digitais. Estudar é a forma mais fácil de nos tornarmos livres e independentes em nossas carreiras, por isso, reunimos nesta página o máximo de bibliotecas virtuais possíveis para que seu aprendizado não se limite às apostilas dos cursos que está estudando, assim esperamos contribuir com seu aprendizado e consequentemente seu crescimento profissional.

 

Bibliotecas virtuais diversas

SciELO

A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

CAPES

A Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) é o órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e a avaliação de cursos de pós-graduação no Brasil. O seu portal de periódicos, oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 21.500 periódicos. O acesso gratuito e está disponível para os acessos com IP identificado das instituições participantes.

EBRARY

A Universidade de Brasília disponibiliza à comunidade acadêmica a base de dados Ebrary Academic Complete, a maior base de livros eletrônicos do mundo, uma biblioteca virtual que oferece acesso à integra de mais de 76.000 livros em formato digital, por todos os usuários sem limite de acesso. Cobrindo todas as áreas de conhecimento, a base oferece acesso prático e rápido a livros de mais de 400 das melhores editoras mundiais. Dentre as editoras incluídas na ebrary™ estão Springer, Wiley, Elsevier, MIT Press e Cambridge University Press

GALLICA

Da Biblioteca Nacional da França (BNF), constitui uma das mais importantes bibliotecas de acesso gratuito da Internet.

Portal do livro aberto

 O Portal do Livro Aberto tem por objetivo reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação. Os temas Tecnologias da Informação e Comunicação, Fármacos e Complexo Industrial da Saúde, Petróleo e Gás, Complexo Industrial da Defesa, Aeroespacial, Nuclear, Biotecnologia, Nanotecnologia, Energia Renovável, Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Oceanos e Zonas Costeiras Popularização da C,T&I, Melhoria e Ensino de Ciências, Inclusão Produtiva e Social, e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, definidas nos Programas e Atividades Estruturantes da Estratégia Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação 2012-2015, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e incluídos neste primeiro momento. Adiciona-se a área de Ciência da Informação, que reúne o saber e o fazer do IBICT. Numa segunda fase serão incluídas publicações oficiais em temas tratados em políticas de ciência e tecnologia de períodos anteriores, bem como os tratados nas demais políticas públicas que tenham interface com a Ciência e Tecnologia em geral.

Biblioteca digital brasileira de teses e dissertações

O Ibict desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

Brasiliana USP

A biblioteca que ainda não tem residência física definitiva na Universidade de São Paulo já tem uma pequena porcentagem do seu acervo online focado em autores brasileiros ou obras ligadas à cultura nacional em domínio público. Em destaque, três volumes com gravuras de Debret durante sua viagem pelo Brasil no século 19, todas as primeiras edições da obra de Machado de Assis, José de Alencar e Olavo Bilac e a Coleção da Klaxon, uma das principais revistas do movimento modernista paulistano. Boa parte das obras raras acompanha textos de apresentação feitos pelos pesquisadores.

Domínio Público

Desenvolvida pelo Ministério da Educação, nesta biblioteca são disponibilizados gratuitamente cerca de 180 mil textos, além de imagens, arquivos de som e vídeo. O site conta com rico acervo de publicações na área de educação. Lá, você ainda encontra as obras completas de Machado de Assis e um grande acervo de poesias de Fernando Pessoa. A biblioteca possui também diversas músicas eruditas brasileiras, e inúmeros textos de literatura infantil, além dos Compilados sobre Legislação Educacional.

Biblioteca Nacional

Um dos maiores acervos do país já tem boa parte da sua versão virtual catalogada, principalmente na área de periódicos. Apesar de conter um certo número de materiais literários, o foco da biblioteca catalogada ainda são os mapas, fotografias e periódicos. Vale conferir a versão original dos Lusíadas, a Bíblia em latim, e a Coleção Teresa Cristina – uma série de documentos doados ao museu pela mulher de Dom Pedro II com registros riquíssimos do Império.

Arquivo Público do Estado de São Paulo

Uma excelente opção para aqueles que procuram arquivos históricos relacionados ao Estado de São Paulo Jornais, o Arquivo Público do Estado traz uma série de revistas, Fotografias, vídeos e anuários estatísticos. Entre os destaques do acervo está um conjunto documental com cartas trocadas pelos chefes do movimento sobre a Revolução de 1924. A seção Memória da Educação é um prato cheio para professores, apresentando publicações de caráter histórico que nos remetem ao universo escolar em São Paulo nos séculos 19 e 20.

Acervo Digitais de Cordeis da Biblioteca de Obras Raras de Átila de Almeida – UFPB

Considerando a riqueza da peculiaridade da cultura nordestina, a biblioteca traz cerca de 9 mil títulos e 15 mil exemplares de cordéis da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, cuja mantenedora é a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A biblioteca apresenta-se como a maior guardiã no Brasil desse tipo de acervo tanto no que diz respeito às questões de ordem quantitativa como qualitativa (estado de conservação e organização das peças).

Biblioteca Digital Paulo Freire

Também pertencente à Universidade Federal da Paraíba, a biblioteca traz um rico acervo sobre o educador que inclui seus textos, livros, textos didáticos, correspondências e, inclusive, diversas críticas e análises relacionadas a seu trabalho.

Biblioteca Digital Mundial

Criada pela UNESCO, a Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente, e em formato multilíngue, importantes de literatura, áudio, mapas e fotografias provenientes de países e culturas de todo o mundo. As pesquisas podem ser feitas em sete línguas diferentes e as buscas, feitas por período.

Coleção Aplauso

Traz biografias de artistas, cineastas e dramaturgos nacionais; além de roteiros de cinema, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV. Caso o leitor prefira a versão impressa, todos eles podem ser encontrados em livrarias de todo o país;

Biblioteca online SEBRAE

É um espaço aberto à construção e compartilhamento do conhecimento, que visa contribuir para o cotínuo aprendizado do empreendedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios.

Wikilivros

Projeto da Wikimedia Foudation dedicado ao desenvolvimento colaborativo de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre. São diversos temas em diversas línguas. Há uma versão da página em português.

Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005) – FEUSP

Banco de dados que disponibiliza pela internet o acesso à produção das diversas disciplinas escolares brasileiras desde o século XIX até os dias atuais e fornece referenciais e fontes. A organização do LIVRES caracteriza-se por ser alimentado e ampliado constantemente pelas pesquisas de uma equipe de especialistas da área, que analisam o livro.

CPDOC Estante Virtual

Contém textos de autoria dos pesquisadores do CPDOC, disponíveis para download. Os livros para download tem como propósito a divulgação, na íntegra, de obras produzidas pelo CPDOC não disponíveis para venda, por estarem esgotadas ou por terem sido produzidas para distribuição restrita. Na Consulta à base de dados tem acesso a trabahos do CPDOC, atualmente cerca de 1000 títulos.

Bibliomania

Livre à literatura e com mais de 2000 textos clássicos. Notas dos livros, biografia dos autores, sumários dos livros e obras de referência.

CPDOC Estante Virtual

Contém textos de autoria dos pesquisadores do CPDOC, disponíveis para download. Os livros para download tem como propósito a divulgação, na íntegra, de obras produzidas pelo CPDOC não disponíveis para venda, por estarem esgotadas ou por terem sido produzidas para distribuição restrita. Na Consulta à base de dados tem acesso a trabahos do CPDOC, atualmente cerca de 1000 títulos.

Repositório Digital FGV

O Repositório Digital FGV é um dos canais digitais de pesquisa da Biblioteca Digital FGV, cujo papel principal é indexar, preservar e compartilhar imagens, artigos, teses, dissertações, vídeos, relatórios de pesquisa e bancos de dados. Ele é o ambiente virtual que concentra a produção acadêmica da FGV em um único local e tem como papel central a preservação e a disseminação da memória e identidade institucional. O acesso a todos os documentos indexados é livre.

Project Gutenberg

O Project Gutenberg oferece-lhe mais de 38.000 livros eletrónicos gratuitos: 

Bibliotecas Virtuais Temáticas

As Bibliotecas Virtuais Temáticas são coleções referenciais que reúnem e organizam informações na Internet sobre determinadas áreas do conhecimento. Trata-se de coleções de links para documentos eletrônicos, onde cada fonte de informação possui dois atributos: os relativos ao seu conteúdo e os que identificam de forma descritiva o documento. As bibliotecas virtuais são desenvolvidas por meio da parceria do IBICT com Instituições que desejam organizar e difundir seus conteúdos temáticos no ambiente Web.

Bibliotecas temáticas ativas:

 

 

Baixe livros e revistas diversas gratuitamente

Redalyc

Revistas científicas para ciências sociais e humanidades 

Sistema de Información Científica Redalyc 
Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

SIBi

Portal de revistas da Universidade de São Paulo

Livros acadêmicos para download

A Universidade Estadual Paulista (UNESP), através da Cultura Acadêmica (um dos braços de sua editora principal), está disponibilizando 120 títulos acadêmicos em formato digital para download gratuito. 

Os livros estão divididos em 23 áreas do conhecimento e são voltados para estudantes de graduação e pós-graduação que precisam de material de apoio para desenvolver projetos acadêmicos. 

Feedbooks

A Feedbooks, francesa, tem tanto livros em domínio público quanto obras originais disponibilizadas por seus autores (de graça ou pagas). Livros em inglês.

Open Library

A Open Library faz parte do projeto Internet Archive, que oferece acesso gratuito e ilimitado a todo conteúdo digital disponível e de uso público, desde filmes, livros, música, até conteúdos históricos em geral, com a intenção de prevenir que esse conteúdo seja perdido. Assim, a Open Library também possui um enorme acervo de livros para download, mas vai além, catalogando também livros que ainda não estão acessíveis em domínio público.

Project Guteberg

O Project Gutenberg é o primeiro acervo digital de livros do mundo, fundado em 1971, e oferece livros em várias línguas (inclusive em português). Também faz parte do Internet Archive.

Procura alguma biblioteca que não está lista?
Indique pra gente