A AGRICULTURA DE PRECISÃO E A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA AGRICULTURA


Quantas vezes lidamos com a situação em uma área de produção onde o talhão aparenta ser homogêneo por nossos olhos, porém com diferentes produtividades em diferentes pontos desta gleba? Porque teve tanta diferença de produtividade, sendo que adubei toda a área da mesma maneira? Por que temos essa variabilidade grande nessas áreas e o que fazer com tal variabilidade?


Fonte: Google

Primeiramente, precisamos entender que boa parte dos ambientes de produção possui uma variabilidade espacial e isso é inerte ao produtor, pois essas condições foram construídas durante séculos, a partir da formação do solo da propriedade rural. Quando o produtor rural identifica tal diferença que existe no campo, isso já é um bom sinal, percebendo que a área dele não é homogênea quanto ele pensa (somente pelos seus olhos). Quando é percebida essa condição, a pergunta que nos vem é: o que fazer quando me deparar com essa situação? Hoje, existem ferramentas que podem auxiliar o produtor rural a buscar obter maior eficiência em sua área, podendo economizar em um dos maiores custos na implantação de lavouras agrícolas: o adubo!

Essa ferramenta que pode auxiliar o produtor nessa empreitada é a agricultura de precisão com a utilização de programas de computador, em conjunto a diversas metodologias agronômicas que auxiliam no planejamento da lavoura e na tomada de decisão. Antigamente, a tecnologia era muito cara e, muitas vezes, inviável financeiramente ao produtor. Com a vinda da era digital e a acessibilidade a tal tecnologia, tornou a área de agricultura de precisão uma das mais visadas no mercado agrícola. Juntamente, com ela, veio a criação do Quantum GIS (QGIS), um programa de agricultura de precisão de livre acesso que utiliza da agricultura de precisão para confecção de mapas de variabilidade do terreno e importação de dados para as máquinas agrícolas adaptadas com sensores para adubação em taxa variável.

Para que você, profissional da área das agrárias, consiga atender seu cliente da melhor maneira e forneça a agricultura de precisão como uma ferramenta de gestão da propriedade, você precisa conhecer um pouco mais sobre a ferramenta, entender sobre os procedimentos para coletar amostras, analisar os dados, confeccionar os mapas de variabilidade da produtividade e fertilidade para realizar a tomada de decisão quanto às dosagens de adubo que serão utilizadas para que o produtor obtenha maior rentabilidade com sua prática agrícola.

Nós da Briead Cursos temos uma capacitação que possa auxiliá-lo na confecção desses mapas, desenvolver práticas com o QGIS e tudo isso através de uma plataforma de ensino a distância! Confira o curso Geoprocessamento de dados para agricultura de precisão.


Autor: Edson Castro


16 visualizações

Conheça nossos cursos profissionalizates