Como aplicar a psicomotricidade na sala de aula

Educadores que atuam com a educação infantil podem estimular o desenvolvimento da psicomotricidade como uma forma de ampliar a construção dos conhecimentos de uma criança.

Confira abaixo algumas propostas de atividades psicomotoras:

- Jogos de imitação

- Quebra-cabeça de um boneco desmontável

- Completar o desenho de uma figura humana

- Representar partes do corpo humano com guache, espuma, gel, etc. 

- Circuitos com figuras geométricas, pneus, bastões, caixas, etc. 

- Modelagem de massinha 

- Recortar revistas e jornais com objetivos específicos, como formar o próprio nome ou dos coleguinhas. 

- Jogos de memória, entre outros. 



A Psicomotricidade na Educação, sobretudo na etapa infantil, contribui ativamente com a formação dos esquemas corporais, estimulando a prática dos movimentos ao longo das fases. Tais estímulos são propostos através de atividades lúdicas e divertidas. Enquanto brincam, os pequenos aprendem na prática como se relacionar com o mundo e o espaço nos quais vivem. Ou seja, a questão vai muito além do brincar.

Quando a criança conquista sua própria e ideal percepção, entendendo, de fato, suas possibilidades e limitações ao longo do processo de aprendizagem, segue apta a:

  • Desenvolver habilidades motoras que a permita conhecer seu próprio corpo, bem como movimentar-se de forma livre, madura e segura;

  • Comunicar-se com os demais indivíduos, expressando suas ideias de forma clara e precisa;

  • Perceber e desenvolver movimentos rítmicos com o auxílio de projetos que envolvam jogos em movimento e danças específicas;

  • Desenvolver e amadurecer habilidades motoras finas que facilitem a aprendizagem da escrita;

É interessante frisar que para o andamento satisfatório do processo de aprendizagem, bem como melhor aproveitamento da ciência da Psicomotricidade na Educação Infantil, é de extrema importância que o ambiente ofereça segurança à criança. Quando falamos em segurança, relacionamos não somente a segurança física, mas também a segurança emocional e psicológica; pontos indispensáveis e que auxiliam também no planejamento direcionado à Psicomotricidade na Educação Infantil e atividades correlatas.

A Psicomotricidade Infantil está relacionada às ações que permitem ao indivíduo unir o corpo, a mente, o espírito, a natureza e a sociedade, de modo que através da conexão afetividade + personalidade a criança demonstre o que sente.

Na Educação Infantil, a Psicomotricidade tem cunho educativo e preventivo: através dos jogos e brincadeiras lúdicas, os educadores trabalham todas as dimensões do aluno, auxiliando-o na afirmação de sua identidade e construção da unidade corporal. Entende-se, portanto, a busca dos especialistas na área em inserir, cada vez mais, jogos e brincadeiras nos planejamentos pedagógicos, já a partir da Educação Infantil. Cursos EAD como o curso online Educação infantil: a linguagem do movimento ou o Quais as novas formas de ensinar? podem se mostrar como um excelente suporte para a carreira dos profissionais da Educação Infantil.


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