Como atuar com gestão de pessoas

A gestão de pessoas ou de RH é um setor estratégico em empresas de todos os tamanhos. Essa é a área responsável por fazer com que a empresa e seus colaboradores tenham uma relação vantajosa para ambos. No curso Gestão de pessoas os estudantes preparam-se para liderar os colaboradores, cumprir a legislação e selecionar os melhores profissionais.


Desde as microempresas até às multinacionais, o gestor de recursos humanos cumpre um papel importante na liderança de pessoas e no ambiente corporativo como um todo.

O profissional de Gestão de Pessoas deve ter um bom conhecimento de Psicologia, Administração de Empresas e Gestão. Ele trabalha normalmente no departamento de Recursos Humanos e pode desempenhar diversas funções, dentre elas destacamos:

  • Mapeamento e avaliação de competências

  • Recrutamento e Seleção

  • Benefícios e Remuneração

  • Treinamento e Desenvolvimento

É possível ingressar na carreira de Gestão de Pessoas com o curso profissionalizante em Gestão de Pessoas. Esta formação tem duração média de dois meses e as disciplinas abordam temas como:

  • Introdução à Gestão de Pessoas.

  • Mudanças e Transformações na área de Recursos Humanos.

  • Administração de Talentos e Capital Intelectual  nas Organizações.

  • Divulgação dos Resultados e o Relatório de PCO: ações referentes aos resultados encontrados.

  • Plano de Recrutamento e Seleção;

  • Métodos e Técnicas de Seleção.


O curso capacita o profissional a desenvolver e gerenciar planos de carreira dos funcionários, analisar estratégias institucionais, elaborar planos de recrutamento, seleção e treinamento de pessoal.


Além do curso, para ter ascensão na carreira é preciso ter um perfil de liderança.

O líder é capaz de motivar sua equipe, reconhecendo a importância e valorizando o potencial de cada um dentro da organização. Funcionários motivados criam um ambiente de trabalho mais agradável e são mais produtivos.

É no papel de líder que o gestor leva as demandas dos funcionários para a direção da empresa e faz a mediação entre essas duas partes. Ele também é proativo, por isso busca antecipar problemas e promover mudanças dentro da organização.

Outras características necessárias para um bom trabalho na gestão de pessoas são a capacidade de se comunicar, de lidar com pessoas e ser uma pessoa organizada.


E você considera-se um lider?


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