Educadores celebram o tempo de brincar na semana da educação infantil


A educação infantil é uma das etapas mais importantes no processo de formação das crianças. Nessa fase, a abordagem pedagógica exige planejamento e cuidado para que “o brincar” esteja entre as práticas que irão colaborar para o desenvolvimento integral da criança.

A educação infantil é a primeira fase da educação básica e atende crianças de 0 a 5 em creches e pré-escolas. O intuito das práticas educacionais nessa idade é complementar a ação da família e da comunidade, como cita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A etapa foi comemorada ao longo desta semana, que começou no dia 25 com a celebração do Dia Nacional da Educação Infantil.

“A importância do brincar é que a criança, dentro do seu próprio instinto, vai buscar coisas que ela está precisando trabalhar. Seja uma coordenação motora fina, grossa, ou até uma organização emocional. Então, dentro do brincar livre, ela vai trazendo essas coisas à tona e ela mesma vai trabalhando”, afirma a neuropedagoga Priscila Peres.

A psicóloga Patrícia Serejo defende o envolvimento de todos que convivem com a criança, principalmente dos pais, que têm a oportunidade de viver momentos únicos com os filhos por meio de brincadeiras e tempo livre para o criar.  “A proposta é fazer os pais refletirem sobre o seu próprio papel enquanto pai, educador, cuidador, tia, avó, né. Em como propicia esse brincar livre, que traz elementos da própria infância, que traz elemento da sociedade”, explica.

Publicado em 30 de agosto de 2019, 11h02

Fonte: MEC

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