Surgimento do ensino à distância uma breve abordagem

Atualizado: 24 de Out de 2019

Desde que o mundo é mundo o ser humano procura se especializar, muitas vezes sem mesmo se dar conta disso.

Através da aquisição de conhecimentos, caminhamos desde cedo em busca de novas descobertas a fim de facilitar nossas vidas nos âmbitos pessoal e profissional e nos tornar melhores em algum campo de atuação.

Na área do ensino não é diferente. Há muito que o ensino é uma marca divisória na vida dos chamados “diferenciados”. Desde a antiguidade, onde os “escribas”, diferenciados por terem a habilidade de ler e escrever, o ensino teve papel fundamental na formação dos seres humanos.



Nos dias de hoje e dentro da nossa realidade de mundo tecnológico, o ensino tem importância vital na formação, desenvolvimento e diferenciação de muitas pessoas.

Assim como a evolução do ser humano, do mundo, da tecnologia e de tantas coisas, a área do ensino também evoluiu como uma aliada poderosa ferramenta para nossa formação profissional diferenciada.

Hoje o ensino à distância é uma realidade inconteste que tem uma importância vital no desenvolvimento de novos profissionais e na reciclagem de outros tantos através da imensa gama e oferta de cursos que são disponibilizados pelo mercado educacional EaD.

O ensino a distância não surgiu de repente. Esta metodologia é antiga, com mais de século e sua precursora foram os cursos profissionalizantes por correspondência nas mais diversas áreas e que, no Brasil, eram oferecidos para as pessoas em rádios, revistas e jornais nas décadas de 1950, 1960 e 1970.

Com o advento da internet e a dinamização educacional, o ensino EaD possibilitou o acesso a um número infinito de cursos nas mais diversas áreas de conhecimento através de computadores, tablets e smartphones, flexibilizando e disponibilizando uma opção de formação continuada sem a necessidade de frequentar uma escola física.

A modalidade de ensino EaD veio para ficar e conquistar o seu espaço neste ambiente de difícil conciliação da vida profissional e pessoal onde pessoas tem cada vez menos tempo para se dedicar aos estudos de uma maneira geral.

Os dados oficiais do MEC, Ministério da Educação, nos mostram um crescimento expressivo de 133% dos polos dedicados ao ensino à distância no Brasil a pouco mais de um ano da publicação do Decreto 9.057, de 25 de maio de 2017, que regulamentou a legislação do ensino à distância no país.

Trilhando este caminho de vanguarda e crescimento, a BRIead, www.briead.com.br, surge como uma instituição inovadora na questão da qualidade e aproveitamento de ensino, proporcionando aos seus alunos uma interação virtual completa através da assistência contínua dos tutores por diferentes canais de comunicação interativa.

Muito bem. Hoje falamos um pouco sobre a história, o surgimento do ensino à distância e a BRIEAD.

Em breve vamos abordar outros aspectos como a importância e o diferencial competitivo proporcionados pela modalidade de ensino EaD e o papel fundamental que o ensino à distância tem neste contexto. 

Obrigado e um abraço a todos.

15 visualizações

Conheça nossos cursos profissionalizates